
Voltado para o público infanto-juvenil de zero aos 14 anos de idade, o Centro de Reabilitação Especializado (CRIE) da Unimed Marília está oferecendo o método Therasuit, entre os tipos de abordagem que possui. Baseado em exercícios físicos, o método é uma modalidade de treinamento neurointensivo.
Em nota, a Unimed informa que o objetivo é “estimular o sistema nervoso central do paciente, promover melhorias significativas em sua função motora e na qualidade de vida”. O método combina o uso de um traje especial chamado Therasuit, que consiste em uma série de elásticos ajustáveis que auxiliam na correção postural e na melhoria do alinhamento corporal.
Adélia Rubia Ferreira, coordenadora do CRIE, e Beatriz Nonato Matarucco, fisioterapeuta responsável, tiraram dúvidas sobre o método. “Ele reduz reflexos patológicos e contribui para o estabelecimento de padrões de movimentos mais funcionais e adequados, auxiliando no fortalecimento e ganho de massa muscular, na amplitude de movimentos e ainda reduz chances de processos cirúrgicos de coluna, entre outros benefícios”, explicaram.
O método Therasuit é indicado para crianças que ainda não apresentam diagnósticos fechados, mas que investigam atrasos motores, com quadro de AVC, hidrocefalia, síndromes raras e outros, ajudando no desenvolvimento neuropsicomotor, autismo, síndrome de Down, paralisia cerebral, nanismo etc. “No CRIE é priorizada a personalização, a qualidade e a singularidade nos atendimentos”, destacaram as profissionais.
Lembrando que o CRIE da Unimed Marília possui dois espaços terapêuticos completos interligados e tirolesa e trilo para realização de treino locomotor em suspensoterapia. “Todo o programa é elaborado com planejamento terapêutico focado nas queixas motoras do paciente e seus familiares”, acrescentaram.
HORAH – Informação é tudo