CHUVA DE MAIS DE 40mm INUNDA RUAS, INVADE CASAS E CAUSA ESTRAGOS

MARIA LUIZA 4 TEVE ‘MAIS DE 20 CASAS ATINGIDAS’, SEGUNDO PREFEITURA; estrada de ferro tem de ser recuperada

 

O que estava previsto, aconteceu mais uma vez: sem drenagem suficiente nem qualquer política pública para gestão da água, a cidade voltou a ser inundada pela chuva forte da tarde desta 5ª feira (30). Bairros localizados entre o Oeste e Centro de Jaú foram alagados, enxurradas arrebentaram taludes da estrada de ferro no Jd. Maria Luiza 4 e derrubaram o muro de ao menos uma residência, assustando a população.

O volume de água foi estimado pelo IPmet da Unesp-Bauru, a partir de informações colhidas na cidade a pedido do HORAH, em 40,8 mm por 20 minutos. “Significa dizer que choveu o equivalente a quase 41 litros de água por metro quadrado nesse período”, disse o meteorologista José Carlos Figueiredo, observando que “a partir de 40 milímetros sempre dá problema”.

Prefeitura foi acionada rapidamente no Maria Luiza 4 para desobstruir passagem da água…
…motoristas enviaram imagens enquanto transitavam pela cidade (FOTOS: Reprodução vídeos internet)

Imagens começaram a circular as redes sociais imediatamente, retratando a situação em vários pontos da cidade. O problema maior foi no Maria Luiza 4. “Houve represamento da água e mais de 20 moradias foram atingidas”, informou o secretário Márcio Almeida, da Mobilidade Urbana, em vídeo distribuído pela Comunicação. Funcionários públicos e Defesa Civil ajudaram moradores a limpar o barro das casas. A empresa de transporte ferroviário também foi comunicada para recuperar os trilhos (dormentes foram arrastados pela água).

Alertas constantes estão sendo emitidos pela Defesa Civil do estado sobre a possibilidade de mais chuvas intensas, com rajadas de vento e raios. Jaú, Bariri e outras cidades da região estão na lista dos locais possíveis de serem atingidos novamente; também há alertas para as regiões de Bauru e de Marília, nas mesmas condições.

Água barrenta no Santa Helena, zona Oeste da cidade…
…mesma situação no Santo Antonio (FOTOS: Reprodução redes sociais)

HORAH – Informação e prestação de serviço