Cidade chega a 24 salas de amamentação e é reconhecida pelo Ministério da Saúde

Cidade dispõe de 14 salas de amamentação em EMEIs-creches (FOTO: Divulgação/PMM)

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria reconheceram nacionalmente o pioneirismo de Marília, que chega a 24 salas de amamentação em funcionamento nas EMEIs-Berçários, para incentivar o aleitamento materno e atender as mães trabalhadoras que deixam os bebês nesses locais. A iniciativa vai de encontro ao direito das mães de amamentarem os filhos ao menos até os dois anos de vida.

Em nota enviada ao HORAH, a Diretoria de Comunicação da prefeitura destaca que a medida rendeu à cidade o reconhecimento nacional pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria, que vê nessas salas de amamentação “locais especiais que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno, além das práticas para alimentação saudável das crianças”.

A prefeitura e a secretaria da Educação atendem todas as EMEIs e EMEFs através do Programa de Educação Alimentar e Nutricional. Ao todo, são 64 unidades, além do Centro Municipal de Atenção Especializada. Segundo o secretário Helter Bochi, “é motivo de orgulho fazer parte de uma administração focada no bem-estar das crianças e das mulheres trabalhadoras”.

Já o secretário da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli, falou de uma política pública de valorização de todos. “A manutenção do vínculo entre mãe e bebê é essencial para a saúde da criança, e esses ambientes e serviços facilitam, promovem a saúde e a educação de forma conjunta”, disse. O prefeito Daniel Alonso enfatiza essas ações como medidas que contribuem “para um ensino público de qualidade, tornando Marília uma referência nacional”.

EMEIs-creches possuem espaços adequados para o convívio entre mães e filhos (FOTO: Divulgação)

HORAH – Informação é tudo