Cidade faz censo das pessoas com deficiência, base para políticas públicas

Censo quer saber número de pessoas com deficiência e quais tipos de deficiência em Marília (FOTO: CNMP/Reprodução)

A prefeitura de Marília, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, iniciou o censo municipal para montagem de um cadastro das pessoas portadoras de deficiência no município. O preenchimento do questionário é online e o objetivo é saber mais sobre essas pessoas, as necessidades que elas têm e, com base nisso, elaborar políticas públicas municipais para atendê-las.

Segundo levantamento feito pela Unicamp em 2022, parte de um estudo estadual, Marília possui 17,4 mil pessoas com algum tipo de deficiência, o que significa 7,3% do total da população. Agora o censo lançado pela secretaria pretende esmiuçar as informações e obter dados demográficos, socioeconômicos e de escolaridade desse público.

Os tipos de deficiências também são questionados pelo censo. A prefeitura quer saber se a pessoa tem problemas auditivos, visuais, intelectuais, físicos ou se sofre de TEA, que é o Transtorno do Espectro Autista. As políticas públicas com ações específicas para atendê-las serão definidas em cima desses dados.

Dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone de suporte (14) 9-8100-1010.

HORAH – Informação é tudo