CIDADE FICA FORA DO CONEXIDADES E PERDE CHANCE DE MOSTRAR POTENCIALIDADES

Secretário Rossieli Soares, da Educação, receberá Mateus Turini em audiência: contato no Conexidades (FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal)

PROBLEMAS DE JAÚ PERSISTEM, MAS ADMINISTRAÇÃO NÃO SE MEXE; ao invés disso, guarda dinheiro

 

São várias secretarias envolvidas na ação; em conjunto, elaboramos um material gráfico, que está em fase final. No entanto, a participação [de Jaú] ainda está sendo definida”, respondeu a secretária da Comunicação Rafaela Hernandes ao ser questionada semana passada pelo HORAH, sobre o 4º Conexidades, na estância turística de Olímpia. Antes, o secretário Paulo Tebaldi, do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, havia informado que “a Comunicação tem todas as respostas” que a reportagem precisava.

“Uma pena que não tivemos aqui uma representação oficial do Poder Executivo de Jaú. Soube que havia uma apresentação preparada, uma proposta de estande no evento, mas infelizmente isso não foi concretizado”, comentou Mateus Turini, vereador que preside a Comissão de Educação do Parlamento Regional Jaú-Botucatu e, como tal, foi o único representante oficial de Jaú no Conexidades. “Realmente uma pena, porque perdemos a oportunidade de construir relações e de vender o município [para quem quer empreender e gerar empregos], que é o que a gente mais precisa nesse momento”, arrematou Mateus.

De fato, Jaú ficou de fora do Conexidades, evento para estimular parcerias públicas e privadas que começou dia 23 e vai até o sábado (27). O local foi escolhido pela União dos Vereadores do Estado (Uvesp), para onde se deslocou praticamente todo o aparato estadual – de governador e vice a secretários de praticamente todas as áreas. Também participam entidades e instituições públicas e privadas, incluindo TCE e TCU, MPE, Sebrae, Banco do Povo, investidores e outros interessados.

Mateus e João Brandão integram também o Parlamento Regional (FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal)

“É um evento extremamente versátil porque tem gente de todos os lugares. Fui recebido pelo secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, e definimos uma agenda com ele em dezembro. Uma baita oportunidade pra fazer relacionamento, fazer reivindicações, apresentar projetos”, disse Mateus Turini. Apesar disso tudo, Jaú se ausentou. Presidente da Câmara de Jaú e do Parlamento Regional, João Brandão foi a Olímpia com Mateus, participou de reunião específica da área e retornou; o vereador Chico Quevedo também apareceu por lá, levando os secretários Paulo Tebaldi e Rafaela Herndes e um assessor da Comunicação. “Pelo que vi aqui, vieram pelos recursos próprios”, observou Mateus.

Em 26/10, Ivan anunciou limpeza da área do 8.o Distrito Industrial de Jaú, com 342,9 mil m2, emperrado há décadas: sem investidores, será que vai? (FOTO: Divulgação/Secom)

Nota do HORAHSe tivesse preparado estande, material gráfico de suas potencialidades e profissionais para vender a ideia de se investir em Jaú, a cidade poderia sair do Conexidades com uma rede de contatos e concretizar empreendimentos futuros. Isso poderia resultar em mais arrecadação, desenvolvimento econômico, empregos e salários. Ao desdenhar dessas oportunidades, a gestão Ivan Cassaro mantém a cidade como antes: repleta de problemas e desafios que exigem ações urgentes. E ao invés de enfrenta-los, prefere estocar dinheiro: até agora são aproximadamente R$ 30 milhões em caixa, só de excesso de arrecadação.

HORAH – Você sabe das coisas