CIDADE TERÁ CABINE DE BIOSSEGURANÇA PARA DETECTAR DOENÇAS PULMONARES

Cassinho, Daniel e Edinalva com o representante da farmacêutica, Gilson: convênio (FOTO: Divulgação/Mauro Abreu)

Uma cabine de biossegurança vai permitir exames de espirometria em Marília, procedimento que dimensiona a capacidade e a função pulmonar para detecção de doenças. Isso será possível por meio de convênio assinado pelo prefeito Daniel Alonso com a farmacêutica Boehringer Ingelheim.

Equipada com filtros que eliminam 99,9% dos vírus e bactérias, a cabine é totalmente fechada e purifica o ar que passa por ela, permitindo identificar doenças do pulmão, “especialmente as sequelas decorrentes da Covid-19, DPOC e Asma”, segundo o secretário da Saúde Cássio Pinto Jr, o Cassinho. Além dele, a diretora de serviços administrativos da secretaria, Edinalva Nascimento, e o consultor da farmacêutica, Gilson da Silva, participaram da assinatura do convênio.

O exame, também conhecido como ‘teste do sopro’, “será feito nessas cabines de biossegurança, equipadas com filtros que protegem técnicos, médicos e pacientes de contaminação”, explicou Cassinho. Estima-se que serão realizados 2.000 exames em 24 meses, começando em novembro deste ano no Polo Emergencial Covid, ao lado da UBS Nova Marília, Zona Sul da cidade.

HORAH – Você bem informado