Ao divulgar o boletim epidemiológico desta semana com a confirmação de mais 3 mortes por dengue em Marília, totalizando 11 até o momento, a Prefeitura emitiu nota lamentando as vidas perdidas e se solidarizando com familiares e amigos das vítimas da epidemia. Ao mesmo tempo, reforçou a informação de que as unidades de saúde continuam atendendo com mais médicos e em horário estendido.
“Desde 15 de abril que 8 unidades básicas de saúde (UBSs) atendem em horário estendido até 19h, para enfrentamento dos casos clínicos de dengue. O plano de combate á doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti vem sendo cumprido pela Secretaria Municipal de Saúde, inclusive com contratações de mais médicos para a prorrogação do expediente nas UBSs da cidade”, diz nota distribuída nesta 3.a feira 30.
Para combater o mosquito e o avanço da dengue, porém, o Município lembra que “é essencial a cooperação constante da população para fiscalizar seus quintais e evitar água parada (que sirva de criadouros para o mosquito)”. E que para “auxiliar neste embate, a Prefeitura também realizou a contratação de drones para sobrevoar áreas inóspitas e imóveis constantemente fechados ou de acesso restrito aos agentes de saúde”, diz a nota.
As novas mortes são de um homem de 53 anos, portador de doença cardíaca crônica e diabetes, que iniciou sintomas em 26/3 e morreu em 2/4; de outro homem, de 68 anos, também caríaco e com doença renal crônica, que teve sintomas dia 2 e morreu no dia seguinte; e de uma mulher de 53 anos, portadora de doença auto-imune, com sintomas iniciados em 12/3 e óbito confirmado em 8/4. Todos passaram por atendimento público.
HORAH – Informação é tudo