Com leve aumento, queimadas neste ano já superam 2022

Queimada no Jd. Cavallari, Zona Oeste de Marília: muita fumaça no sábado (10) (FOTO: Leonardo Moreno/G1 - Reprodução)

As queimadas estão de volta. A proximidade do inverno e a estiagem prolongada estão contribuindo muito. Mas é a imprudência ou a irresponsabilidade da própria população que impulsionam o fogo sobre terrenos baldios dentro da cidade, provocando muita fumaça que agride o sistema respiratório e deixa o ar ainda mais seco.

Tudo isso já está sendo sentido em Marília neste ano, e com leve aumento sobre o mesmo período de 2022. Do começo do ano até agora foram 10 grandes incêndios em áreas urbanas, contra sete no ano passado. No início de junho de 2022 a cidade registrou 35 milímetros de chuva; neste ano, só 0,3 milímetros.

No site oficial da prefeitura de Marília é divulgada campanha contra queimadas, que “colocam em risco a própria saúde de quem as provocou, bem como a de todos que estão a sua volta”. Sem dizer que provocar queimadas é crime, mesmo que seja em propriedades particulares (lei de crimes ambientais, nº 9.605/98).

Quem se depara com queimadas deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193; denúncias de queimadas devem ser feitas em Marília para a Ouvidoria Municipal: 0800 77 66 111; pelo WhatsApp 9 9799 6361; ou pelo e-mail [email protected].

(c/ informações da redação HoraH e G1)

HORAH – Informação é tudo