Começou – ONDA DE FRIO CHEGA AO SUL, QUE JÁ REGISTRA 3 GRAUS

Cidades catarinenses registraram 5 graus às 6h de hoje e, uma hora depois, termômetros já marcavam 3 graus centígrados: neve à vista (FOTO: Reprodução)

Regiões de Marília, Bauru e Jaú devem sentir o frio a partir da tarde e noite de hoje

A histórica onda de frio prevista pelos meteorologistas já chegou ao Sul do Brasil, derrubando bruscamente a temperatura. Nas cidades catarinenses de São Joaquim e Urupema, que estão entre as mais frias do Sul, fazia 5 graus centígrados às 6h e, uma hora depois, 3 graus. É a chamada mínima invertida, fenômeno relacionado com o avanço da frente fria com ar polar, o que significa dizer que até a noite a temperatura deverá cair ainda mais. Também há chuvisqueiro desde a madrugada, criando condição favorável para neve.

Essa situação vai se estender para outros estados, inclusive do Centro-Oeste e do Sudeste, devendo durar até o domingo (23). Aqui no Estado de SP a 5ª feira (20) amanheceu com mínimas na faixa dos 15 graus aos 17 graus centígrados, mas as temperaturas vão cair ao longo do dia. Alerta da Defesa Civil adverte para as baixas temperaturas, com mínimas que poderão ficar em torno até dos 5 graus em algumas cidades. Entre hoje e amanhã, a previsão é de que as regiões de Marília, Bauru e Jaú tenham cerca de 10 graus centígrados.

Para o sábado (22), estão previstas chuvas em pontos isolados, acompanhadas de trovoadas, raios e nuvens carregadas. Também no sábado é que deverão ocorrer as menores temperaturas na região. O domingo deverá ter céu aberto, sem chuva, mas com temperaturas mínimas na faixa dos 12 graus. Nas regiões de Marília, Bauru e Jaú as temperaturas mais baixas neste ano ficaram entre os 7 e 8 graus centígrados, em julho, segundo o Ipmet.

HORAH – Você bem informado