Comida no lixo – PREFEITURA DE GARÇA EXPLICA DESCARTE DE ALIMENTOS DA MERENDA ESCOLAR

Vídeo que está nas redes sociais mostra servidores da Prefeitura de Garça jogando produtos da merenda escolar no lixo da cidade: indignação (FOTO: Reprodução G1)

Moradores de Garça, a 40 km de Marília, estão indignados com vídeo que circula as redes sociais mostrando servidores públicos da Prefeitura descartando produtos da merenda escolar no aterro sanitário da cidade. Seriam gêneros alimentícios da cozinha-piloto, responsável por fazer a merenda servida aos alunos da rede municipal de ensino.

É possível identificar pelo vídeo que há pacotes de arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, biscoitos e outros produtos. Tão logo o vídeo começou a circular, a Prefeitura de Garça distribuiu nota informando que a despensa da cozinha-piloto havia sido invadida por ratos, apesar de ter passado por desratização recente. Por receio que os alimentos tenham sido contaminados por fezes e urina de ratos, a Administração decidiu descarta-los, acrescenta a nota.

Outras duas informações constam da mesma nota: de que tais produtos não foram dados a familiares de alunos carentes durante a pandemia que suspendeu as aulas, porque a Prefeitura esperava uma decisão de volta às atividades escolares ainda para este ano – parte desses produtos expirou o prazo de validade; e que até alimentos que seriam trocados pelos fornecedores, justamente por estarem fora desse prazo, também teriam sido expostos aos roedores, daí a opção pelo descarte.

HORAH – Você sabe das coisas