COMISSÃO DE INQUÉRITO VAI INVESTIGAR LICITAÇÕES COM SUSPEITA DE FRAUDE

Dinheiro na prefeitura não é problema, diz vereador Mateus (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

PROPOSTA É DO VEREADOR MATEUS TURINI, QUE CONSEGIU ADESÃO INCLUSIVE DO PRESIDENTE JOÃO BRANDÃO

Com número regimental de 6 assinaturas, o vereador Mateus Turini vai propor à câmara a criação da CEI das Licitações com uso de recursos do Fundeb, o fundo para o desenvolvimento da educação. Assinam o pedido da comissão especial de inquérito, além do autor, os vereadores oposicionistas José Carlos Borgo, Luizinho Andreto, Fábio Souza, Chupeta e o presidente da Câmara de Jaú, o governista João Brandão.

CEI das Licitações com as assinaturas regimentais (FOTO: Reprodução)
Policiais deixando a prefeitura após busca e apreensão na semana passada (FOTO: Reprodução)

O alerta aos vereadores veio com a operação Delete da Polícia Federal na prefeitura de Jaú, que semana passada cumpriu mandados de busca e apreensão com foco na licitação de novembro de 2021 para compra de mobiliário, equipamentos e 150 computadores para a Educação, com valores superfaturados. Calcula-se que o sobrepreço só neste último item tenha sido de R$ 800 por unidade, perfazendo prejuízo aos cofres públicos de R$ 120 mil.

“Diante da vinda da PF e da gravidade da situação, com suspeita de fraude no processo licitatório envolvendo recursos do Fundeb, acabei encabeçando o requerimento de abertura da CEI”, explicou Mateus. Ele levou ao conhecimento dos demais vereadores e espera por mais adesões. Por força de regimento da câmara, o assunto será abordado só na sessão da próxima 2ª feira 9. “Nossa primeira ação ao instituirmos a CEI será delimitar os períodos da investigação, sem acobertar ninguém, seja do atual ou de outros governos”.

Já o vereador Borgo fez apenas uma exigência ao assinar o pedido da Comissão de Inquérito das licitações: que a investigação seja aberta, com sessões públicas e não secretas. “Faço questão que todas as declarações e depoimentos sejam abertos ao público que queira acompanhar”, declarou ao HORAH. Com isso, Borgo alfinetou a CEI da Covid proposta e presidida pelo vereador Moretti, cujas testemunhas foram ouvidas em sessões sigilosas.

HORAH – VOCÊ SABE DAS COISAS