Tratamento alternativo tem gerado bons resultados e efeitos positivos

Devido à aparência similar, muitas vezes o herpes labial e as aftas podem ser confundidos. No entanto, o herpes labial é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus Herpes simplex. A afta não tem origem infecciosa e não é transmissível. Apesar dessas diferenças e causas distintas, ambas podem ser tratadas com a prática ortomolecular.

Existem diversas causas para o aparecimento dessas feridas. O herpes labial pode estar relacionado a infecções, estresse, sintoma de outras doenças ou menstruação. Já a afta pode surgir devido traumas, mordidas, ingestão de frutas cítricas e até movimentos bruscos na escovação dos dentes.

Segundo o Dr J Bussade, nutrólogo e precursor da prática ortomolecular na América Latina, que também é mentor científico da Bothanica Mineral®, empresa pioneira no segmento da estética ortomolecular no Brasil, um dos principais motivos dessas doenças é a baixa imunidade. “80% do sistema imunológico se encontra no aparelho digestivo. Portanto, quando a imunidade está baixa o organismo se torna suscetível a desenvolver aftas e herpes labial” afirma.

Além disso, o especialista destaca que, na maioria dos casos, o fungo Cândida albicans é o grande vilão dessas doenças. “Quando detectado o fungo, o paciente deve repor este microbiota com lactobacilos, probióticos e prebióticos”, recomenda.

Diagnóstico

Tanto para as aftas como para o herpes labial, o diagnóstico pode ser feito por meio da observação clínica. Caso seja necessário, alguns exames também poderão detectar as doenças, como exame de sangue, teste de anticorpos e cultura viral da lesão.

Tratamento ortomolecular

A prática ortomolecular recomendada o tratamento do herpes labial e das aftas por meio da ingestão de alimentos saudáveis e suplementos nutricionais. O método equilibra o organismo e melhora a qualidade de vida, proporcionando um bem-estar ao paciente. Além disso, o tratamento é totalmente personalizado de acordo com cada caso.

 

Fonte: Dr J Bussade | Médico Uma Vida Dedicada a Pesquisa | CRM 14.558/SP Médico Clínico, Generalista, Cirurgião Geral, Gastroenterologista, Coloproctologista e Nutrólogo. Pioneiro Mundial da Prática Estética Ortomolecular; Introdutor da Medicina Estética no Brasil; Um dos Precursores da Prática Médica Ortomolecular na América Latina; Estudioso da Nutrição, Homeopatia e Fitoterapia. Participante ativo como palestrante Oficial dos primeiros Congressos Internacionais de Estética, Medicina Estética e Pratica Médica Ortomolecular no Brasil com mais de 47 anos de experiência profissional.

Rodrigo Carvalho é Jornalista

MTB 55734