Concessionária contesta aumento de tarifa e diz ter feito apenas correção monetária

Concessionária dos serviços de água e esgoto se colocou à disposição para esclarecimentos e tirar dúvidas (FOTO: Divulgação)

A informação de que a concessionária de água e esgoto RIC Ambiental reajustou as tarifas menos de um mês depois de assumir o DAEM, contrariando o contrato firmado com o Município, foi oficialmente contestada nesta 4.a feira 23. Por meio de nota à imprensa e cobrada desde o começo da semana por HORAH, a concessionária informou que fez somente “uma atualização inflacionária no contrato administrativo, conforme previsto no edital de concessão”.

A nota acrescenta ainda que, “apesar do ajustamento monetário, as tarifas terão uma redução de 9,1% em comparação aos valores anteriormente praticados pelo DAEM, garantindo que não haverá aumento real para os consumidores”. O tal ajuste segue variação do IPCA do IGBE e a aplicação do índice “é automática e não requer homologação prévia pelo Poder Concedente (no caso, o Município), conforme previsto no regulamento da concessão”.

A RIC Ambiental ainda esclareceu que mesmo com a atualização, “os novos valores ainda são mais baixos do que os praticados pelo DAEM até o início de outubro”. Como exemplo, usou a faixa de consumo residencial de 0 a 5m3, cuja tarifa de água caiu de R$ 20,20 para R$ 18,47, enquanto que o esgoto passou de R$ 15,22 para R$ 13,85.

Para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos à população, a concessionária disponibilizou o telefone e WhatsApp (14) 3434-0220 e o Telegram: t.me/Ricambiental_bot. Esse atendimento também pode ser presencial na sede da concessionária, à rua São Luiz, centro, das 8h às 17h, de 2.a a 6.a feira.

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