Concessionária obtém R$ 35,7 milhões em financiamento para modernizar sistemas de água e esgoto

Dinheiro será usado para melhorias nos sistemas de água e esgoto de Jaú (FOTO: Reprodução/Unoeste)

DESSE TOTAL, 80% SERÃO DESTINADOS PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA, 13% PARA O ESGOTO E 7% PARA OUTRAS MELHORIAS

Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Jaú desde 2015, a Águas de Jahu S.A. obteve financiamento junto ao BNDES para modernizar e expandir os sistemas de abastecimento de água da cidade, que tem 150 mil habitantes, captação, afastamento e tratamento do esgoto domiciliar. Ao todo, serão investidos R$ 35,7 milhões, sendo que 80% vão se destinar para o abastecimento de água, 13% para o esgoto e os outros 7% para melhorias gerais. Os recursos correspondem a 95% do plano de investimentos da concessionária na cidade.

O projeto prevê ampliação de mais quatro quilômetros do sistema de distribuição de água de Jaú, troca de outros oito quilômetros (a cidade dispõe de 900 quilômetros de redes distribuidoras), perfuração de três poços e construção das respectivas caixas reservatórias, modernização de uma das Estações de Tratamento de Água (ETA), implantação de mais 2.400 ligações de esgoto e de quatro quilômetros de rede nova, além da substituição de oito quilômetros de esgotamento sanitário.

As informações técnicas disponíveis indicam que Jaú possui 750 quilômetros de redes de esgoto, quatro Estações de Tratamento (ETEs) localizadas na sede do município, nos distritos de Potunduva e Pouso Alegre e no bairro rural de Vila Ribeiro, além de 21 estações elevatórias que permitem conduzir o esgoto coletado das residências para o tratamento. De todo o valor financiado, parte será usado para redução de perdas de água tratada na rede e para combater eventuais faltas d’água.

A concessionária Águas de Jahu assumiu os serviços que eram prestados anteriormente pelo Saemja, transformado em agência reguladora, e pertence ao Grupo Saneamento Ambiental Águas do Brasil S.A. (Saab). A estrutura é suficientemente grande para dar conta do atendimento de uma população de 4 milhões de pessoas por meio de 13 concessionárias espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

(c/ informações JCNet e redação HoraH)

HORAH – Informação é tudo