A Secretaria Municipal da Saúde de Marília divulgou a confirmação do primeiro óbito por meningite meningocócica na cidade, neste ano. Trata-se de um homem de 58 anos, que era hipertenso. A informação é da Vigilância Epidemiológica.
Segundo a nota, o paciente foi internado com sintomas da doença em 8 de janeiro e morreu no dia seguinte; daí em diante o caso ficou sob investigação da Saúde, que somente agora obteve a confirmação da causa da morte para meningite.
Assim que o paciente foi internado, a Saúde “realizou o bloqueio que abrangeu toda sua família”, informou a Prefeitura de Marília. Neste caso, incluiu “terapia medicamentosa para todos que tiveram contato com a vítima, conforme estabelece o protocolo de saúde”, diz a nota. O objetivo, no caso, foi o de interromper o ciclo de propagação da doença.
A vacina contra meningite meningocócica C está no calendário vacinal e “pode ser ofertada às crianças aos três, cinco e 12 meses de vida”; aos adolescentes dos 11 aos 14 anos, a vacina indicada é a conjugada (ACWY), acrescenta a nota divulgada pela Prefeitura.
HORAH – Informação é tudo