O Departamento de Saúde Coletiva da prefeitura de Bauru confirmou o 3.o caso de Monkeypox na cidade, a popular varíola dos macacos. O último deles foi divulgado nessa 6.a feira 19, quando a Secretaria da Saúde recebeu o resultado do exame enviado pelo Instituto Adolfo Lutz de SP. O paciente é um homem de 32 anos que foi atendido no serviço de saúde particular assim que apresentou sintomas e não precisou de internação.
Tal qual os dois casos anteriores, trata-se de transmissão autóctone da doença, que ocorreu portanto dentro da cidade, visto que os pacientes não deixaram Bauru. O primeiro caso foi confirmado dia 8 em um homem de 36 anos, que também não foi internado, e o segundo, na última 2.a feira 15, em outro homem de 32 anos de idade.
Apesar do nome, a varíola não é transmitida aos humanos pelos macacos. A transmissão ocorre pelo contato com secreções respiratórias ou das lesões que surgem na pele dos contaminados, podendo ocorrer por meio de roupas de cama, toalhas, superfícies etc. Os sintomas costumam surgir entre o 6.o e o 13.o dia após a contaminação, configurando-se por dores pelo corpo, febre, cansaço intenso e lesões (tipo feridas de catapora) na pele.
HORAH – Informação é tudo