CONFLITO CAUSADO POR ‘LEI DOS VACINADOS’ PODE TER DERRUBADO OUTRO SECRETÁRIO MUNICIPAL

Cel. Jefferson deixou a Secretaria de Governo após crise entre Executivo e Legislativo (Foto: Reprodução)

CORONEL JEFFERSON ESTARIA DEIXANDO O GOVERNO IVAN CASSARO EM JAÚ, QUE JÁ PERDEU PREMATURAMENTE 3 SECRETÁRIOS

Coronel Jefferson Bastos pode ser confirmado na próxima 2ª feira (26) como a nova baixa do governo Ivan Cassaro em Jaú. Ele teria se indisposto com o prefeito na tarde da 6ª feira (23), por causa do projeto que obriga o município a dar publicidade à lista dos vacinados contra a Covid-19 na cidade, aprovado por unanimidade pela Câmara e que voltou à Casa sem veto ou sanção do Executivo. A reportagem não conseguiu contato com o coronel, mas confirmou conflitos no governo por causa da ‘Lei dos Vacinados’.

HORAH apurou que Ivan se ‘surpreendeu’ com o desfecho e repercussão do caso, teria falado com o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania, advogado Rafael Toniato Mangerona, e depois foi bater à porta da secretaria de Governo. Ao contrário de Mangerona, que teria aconselhado o prefeito a devolver o projeto à Câmara, Coronel Jefferson seria defensor de ‘vetar um item e sancionar os demais’, visto que a publicação atualizada da lista dos vacinados também é exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A conversa teria sido ‘ríspida’ ao ponto de o coronel sentir-se incomodado e decidir deixar o governo.

Presidente João Brandão cumpriu o Regimento (FOTO: Divulgação)

A lei 5.315 foi autoria do vereador José Carlos Borgo, que, após aprovação, seguiu para sanção do prefeito. O prazo venceu sem manifestação de Ivan, retornando para sanção tácita na Câmara. “Eu já sancionei a lei, seguindo o Regimento Interno da Casa, e a publicação no Jornal Oficial acontece no início da semana”, confirmou o presidente João Brandão ao HORAH. A reportagem também confirmou que Ivan teria questionado a atitude do presidente do Legislativo, sendo informado se tratar de procedimento regimental – se o presidente não sanciona, segue para o vice e assim sucessivamente.

Assim que sair no Jornal Oficial a lei entra em vigor e a lista dos vacinados deve constar obrigatoriamente do site oficial da Prefeitura. Não apenas com nomes, mas com CPF (cinco primeiros dígitos substituídos por asteriscos), em que fase do Plano SP a pessoa foi enquadrada, data da vacinação e público-alvo naquela ocasião, local em que foi vacinada, se for de algum órgão público indicar o local de trabalho, fabricante da vacina etc. As exigências são muito semelhantes àquelas recomendadas pelo Tribunal de Contas e ainda não cumpridas pelo Executivo jauense.

Rodrigo Brandão era um dos secretários mais próximos de Ivan, mas não resistiu no governo (Foto: Reprodução)

Se de fato for confirmada a saída do Coronel Jefferson Bastos, será a quarta baixa no atual governo. O primeiro a sair, com apenas alguns dias de administração, foi Ney Vilela (Cultura); logo depois Henrique Galhardo (Comunicação); e, mais recentemente, Rodrigo Brandão (Saúde). Coronel Jefferson é titular da secretaria de Governo, uma espécie de coração da administração, que cuida do pessoal, políticas públicas, concursos, atendimento aos tribunais de contas, elaboração de atos administrativos, decretos e projetos de lei, entre outras funções.

Click na imagem para ver ofertas

HORAH – Você sabe das coisas