Corrupção – PREFEITO CRIVELLA É PRESO NO RIO, ALVO DE INVESTIGAÇÃO DO ‘QG DA PROPINA’

Prefeito Crivella ao chegar à Cidade da Polícia, Zona Norte do Rio, após ser preso em casa (FOTO: Reprodução/TV Globo)

Por volta das 6h desta 3ª feira (22), o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) foi preso em casa, em condomínio na Barra da Tijuca, RJ. Ele é acusado de envolvimento no chamado ‘QG da Propina’, investigado desde 2018 e que cobrava dinheiro de empresários que pretendiam firmar contratos com a Prefeitura ou tinham recursos a receber. Crivella foi levado para a Cidade da Polícia, onde está sendo ouvido.

Além do prefeito, que está há 9 dias do fim do mandato e não foi reeleito, também foram presos o empresário Rafael Alves (acusado de ser o operador do esquema de propinas), o delegado aposentado Fernando Moraes e o tesoureiro Mauro Macedo (que atuou na campanha de Crivella); também há mandado de prisão contra o ex-senador Eduardo Lopes, que não foi encontrado no Rio (ele teria se mudado para Belém, PA).

Empresário Rafael Alves, pivô do QG da Propina, no momento em que era conduzido pela polícia (FOTO: Reprodução/TV Globo)

Ao chegar à Cidade da Polícia, Crivella falou rapidamente aos repórteres que o aguardavam, disse que foi o prefeito que mais combateu a corrupção no Rio, que é alvo de perseguição e que espera “por Justiça”. A operação foi conduzida pela Polícia Civil e Ministério Público (MP) do Rio. O empresário Rafael Alves, íntimo de Crivella, seria peça-chave do esquema de corrupção – ele despachava pela Prefeitura sem ocupar cargo público.

HORAH – Você sabe das coisas