O sinal de alerta está aceso em Bauru e Botucatu por causa da alta taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para tratamento de casos graves de Covid-19. Boletim divulgado nesta 2.a feira (4), indicou que o HC de Botucatu, ligado à Unesp, atingiu 100% de ocupação dos 8 leitos que dispunha para essa finalidade, levando a instituição a anunciar mais 8 leitos para os próximos dias. Eles devem ser preparados com recursos próprios e de uso imediato, sem depender de repasses.
Segundo a nota da entidade, dos 8 pacientes internados em estado grave na UTI do HC, 3 já testaram positivo para a doença. Todos ficam em leitos isolados dos demais e adaptados com normas rígidas de segurança de saúde, seguindo orientações determinadas pelo Ministério da Saúde. O Hospital das Clínicas atende a 68 cidades da região de Botucatu e é considerado referência no tratamento de casos graves da Covid-19.
BAURU – Já o Hospital Estadual (HE) de Bauru atingiu os 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 no fim de semana, exigindo manobra interna que liberou 3 desses leitos e baixou o índice para 90% — ainda assim alto e preocupante. São 29 leitos reservados para a Covid-19 no HE, sendo que após o remanejamento vagaram 3.
Ante esse quadro, o prefeito Gazzetta informou que pretende contratar leitos particulares que estão praticamente vazios em hospitais da cidade e garantiu que a transferência dos pacientes será imediata, caso necessária. Entretanto, a Prefeitura ainda não assinou nenhum contrato, apenas apalavrou essa possibilidade em videoconferência com representantes dos hospitais particulares de Bauru.
HORAH – Você bem informado