COVID AVANÇA E CIDADE BATE RECORDE DE INTERNAÇÕES

Foto: Divulgação/PMM

NOTÍCIA DE QUE MARÍLIA FECHARIA POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E SUPERMERCADOS EM LOCKDOW É DESMENTIDA PELA PREFEITURA

A pandemia da Covid-19 avança mais devagar em Marília do que em cidades até menores, mas mesmo assim os números preocupam cada vez mais. Segundo boletim epidemiológico da 4.a feira (17), a cidade registrou 4 novos óbitos e chegou a 247 no total. Foram confirmados também mais 15 casos da doença, somando 15.530 até o momento, 15.056 pacientes curados e novo recorde de internações: 131, sendo que desses pacientes 74 já testaram para Covid.

Os novos óbitos em Marília foram de uma mulher de 56 anos e de três homens, de 37, 73 e 83 (paciente psiquiátrico). A cidade contabilizou nos últimos 4 dias, 18 mortes e possui 227 pacientes que ainda estão na fase de transmissão do vírus.

COMPARAÇÕES – Apesar de preocupante, os números de Marília, com mais de 250 mil habitantes, ficam abaixo daqueles registrados por cidades bem menores, como é o caso de Jaú, a 170 km de distância. Com apenas 150 mil moradores, a cidade confirmou mais 2 mortes ontem e chegou a 367 desde o começo da pandemia. Ou seja, Jaú tem 100 mil habitantes a menos do que Marília e 120 mortes a mais por Covid, apesar de ter praticamente a metade dos casos positivos da doença na comparação com os números da saúde mariliense.

Botucatu, por sua vez, conhecida pela rede hospitalar bem estruturada, tem igualmente 150 mil habitantes, pouco mais de 9 mil casos acumulados de Covid até ontem e 122 óbitos. São 245 mortes a menos do que Jaú e praticamente o mesmo número que Marília, cidade bem maior. Segundo a Prefeitura, Botucatu estava com 88 internados ontem, sendo 34 em leitos de UTI.

MENTIRA – Em nota distribuída à imprensa, a Prefeitura de Marília desmentiu informação que circula as redes sociais de que será decretado lockdown na cidade, com fechamento de supermercados e postos de combustíveis nos finais de semana. Trata-se de um áudio de pessoa “que não se identifica e não fala o nome de Marília”, mas que mesmo assim ganhou repercussão. “(…) é Fake News”, afirma a Diretoria de Comunicação da Prefeitura.

HORAH – Você bem informado