Covid – CIDADES DO DRS BAURU TÊM MAIOR ÍNDICE DE TRANSMISSÃO DO ESTADO

Uso de máscara volta a ser recomendado (FOTO: Reprodução web)

Estudo coordenado pela Unesp para monitorar os casos de Covid no Estado indica que as cidades que compõem o DRS-Departamento Regional de Saúde de Bauru apresentam o maior índice de transmissão da doença em SP. Entre os 68 municípios estão Jaú, Pederneiras, Dois Córregos, Bariri, Brotas, Lençóis Paulista e até Lins, que fica mais distante. No último dia 18 o índice estava em 1,66, o que significa que cada grupo de 100 pessoas contaminadas pelo Coronavírus transmitiam a doença para outras 166 pessoas.

O índice médio do Estado é de 1,61, portanto o DRS Bauru lidera o ranking da transmissão acima disso, mas seguido de perto por outros DRSs, como Araçatuba (1,65), Sorocaba (1,62) e SP-Capital (1,62). Segundo o estudo da Unesp, o crescimento da transmissibilidade na região de Bauru se deu de 25/2 em diante, porque até então o índice se mantinha abaixo de 1. Na contramão dessa vertente, ainda de acordo com a universidade, está o DRS Marília, que tem índice 1,55 — mas que só ficou acima de 1 entre 2 e 4/3, de 30/4 a 3/5 e, agora, mais recentemente.

Por causa desse novo avanço da Covid, a maioria dos municípios voltou a recomendar o uso de máscara para proteger contra a doença e de álcool para higienização das mãos e superfícies, evitar ambientes fechados e com grande aglomeração de pessoas. As ações de vacinação para todas as faixas etárias também voltaram a ser feitas com maior intensidade para continuar protegendo as pessoas, especialmente as mais suscetíveis à doença.

  • c/ informações G1

HORAH – INFORMAÇÃO É TUDO