Covid – OCUPAÇÃO NA UTI PASSA DOS 98%; SERVIÇOS DE SAÚDE ESTÃO SUPERLOTADOS

Na Sta. Casa, todos os 10 leitos de UTI para Covid estão ocupados (FOTO: Divulgação)

A ocupação de leitos hospitalares do SUS para Covid-19 em Marília praticamente chegou ao limite nesta 2ª feira (4). Pela primeira vez desde o começo da pandemia da doença em março de 2020, a taxa atingiu 98,21%. Ou seja, há 55 internados em leitos de UTI nos três hospitais da cidade que acolhem pacientes com Covid, restando disponível somente mais um.

“Isso pode estar refletindo o comportamento de aglomeração da população nas comemorações de final de ano”, diz nota distribuída no início desta noite pela Secretaria da Saúde. O resultado é que “os serviços de atenção primária e os hospitais estão com uma superlotação, causando um tempo de espera grande”. Tanto que a nota pede “a colaboração da população para as medidas de proteção e a compreensão na espera pelos serviços de saúde na cidade”.

O momento é de grande preocupação. No Hospital das Clínicas (HC), 25 dos 26 leitos de UTI do SUS estão ocupados; no HBU, todos os 20; e na Santa Casa, todos os 10. Leitos de enfermaria estão com 75% de ocupação, sendo que no HBU todos estão comprometidos nesse momento. No geral, entre os três hospitais, a ocupação de UTI e enfermaria é de 85,83%.

NÚMEROS – O boletim epidemiológico divulgado pela Saúde nesta 2ª feira confirmou mais um óbito por Covid em Marília. Trata-se de paciente masculino, 64 anos e portador de diabetes e problemas cardiovasculares crônicos. Agora já são 107 óbitos na cidade e dois casos sob suspeita. Marília contabiliza até agora 8.636 diagnósticos positivos da doença e 221 casos em transmissão.

HORAH – Você bem informado