Covid: Vigilância confirma mais 2 mortes na cidade e outra de fora

Mortes por Covid voltam a ser registradas em Jaú, também (FOTO: Reprodução web)

A Vigilância Epidemiológica confirmou mais duas mortes por Covid-19 nesta 3.a feira (6), em Jaú. As vítimas são idosas, uma delas tinha doenças crônicas e ambas haviam sido vacinadas. Com os novos óbitos, agora Jaú contabiliza 606 mortes por Covid desde o começo da pandemia; até o momento, a cidade confirmou 27.023 casos da doença e aguarda os resultados dos exames para outros cinco suspeitos.

As vítimas atuais são uma mulher de 85 anos, portadora de comorbidades e que tinha tomado quatro doses da vacina contra a Covid; e um homem de 93 anos, também vacinado quatro vezes e sem informações precisas sobre doenças crônicas. Além dos dois óbitos de jauenses, o boletim da Vigilância informou também a morte de uma mulher de 76 anos, moradora de Itaju, na região de Jaú. Com mais esta morte são 282 nos municípios da microrregião.

Infectologista Dr. Daniel, da Santa Casa e Hospital da Unimed Jaú (FOTO: Santa Casa/Divulgação)

Em entrevista ao HORAH, o infectologista Daniel Elias, da Santa Casa e do Hospital da Unimed Regional Jaú, disse que a subvariante BQ-1 da ômicron fez aumentar a quantidade de pacientes com Covid nas últimas semanas e alertou para a necessidade de se proteger. “Primeiramente, atualizando as vacinas; mas é preciso também evitar locais com grande aglomeração de pessoas e ter cuidado especial com idosos e portadores de doenças crônicas”, disse. As vacinas disponíveis protegem contra formas graves da doença, mas o período de cobertura vacinal é limitado e por isso é necessário tomar as doses de reforço.

Com os jogos da Copa do Catar, quando as pessoas se aglomeram para acompanhar a seleção brasileira, e a proximidade das festas de fim de ano, a expectativa é de que a transmissão da doença aumente significativamente. Dr. Daniel recomenda cuidado, uso de máscara de proteção facial, higienização das mãos e atualização das vacinas para manter-se protegido.

HORAH – Informação é tudo