Criação da secretaria dos Animais é adiada, e Bacana reage: “Podem chamar o Batman ou vocês mesmo façam”

Bacana, aliado da prefeita Ivana, seria o novo secretário (FOTO: Reprodução)

Vereador aliado da prefeita Ivana Camarinha e único defensor dela na recente CEI do aluguel sem uso de prédio de clube em Pederneiras, é o indicado para ocupar a nova secretaria

Vereador Paulo Henrique Alves, o popular Bacana, reagiu em plenário na Câmara Municipal de Pederneiras, região de Bauru, à decisão dos vereadores de adiar por uma semana a votação do projeto de lei da prefeitura que cria a Secretaria do Bem-Estar Animal. Ele é o indicado para ocupar o novo cargo na gestão da prefeita Ivana Camarinha, da qual é aliado político e que foi o único integrante da recente Comissão Especial de Inquérito (CEI) a não apontar irregularidades da administração no pagamento de alugueis sem uso do prédio do antigo clube CRC.

Marildo foi o primeiro a reagir contra a votação de urgência, e pediu adiamento do projeto por uma semana (FOTO: TV Câmara/Reprodução)

“Infelizmente nós prorrogamos por uma semana. ‘Tava’ tudo certo que a votação fosse hoje. Como eu disse: quem tem fome, tem pressa; quem foi atropelado, tem pressa. E talvez nessa semana que a gente vai adiar, caso vocês precisem, vocês podem chamar o Batman ou vocês mesmos fazem esse trabalho” — declarou no final da sessão da câmara na 2.a feira (6), contrariado pela decisão dos colegas vereadores. A postura dele está repercutindo negativamente nos grupos de WhatsApp da cidade, em especial no Amo Pederneiras, que possui enfoque político mais acentuado.

Bacana tem atuação reconhecida na cidade em defesa dos animais, mas nos bastidores políticos de Pederneiras a nova secretaria em final de mandato da prefeita Ivana é vista como “presente” para o vereador. No caso específico da CEI do CRC, ele não reconheceu as evidentes indicações de irregularidades no aluguel do prédio, cuja finalidade foi mudada várias vezes desde outubro de 2021 até agora, mas sempre sem nenhuma utilização pela prefeitura. O desembolso já ultrapassou os R$ 120 mil nesse período.

“Faço gosto que quem assuma a secretaria seja o vereador Bacana, só que a toque de caixa, não”, esclareceu o vereador Prof. Marildo, contrário à urgência pretendida pela prefeita na criação da nova pasta, desmembrada da estrutura atual da secretaria do Meio Ambiente. “Você não pode passar um projeto da noite pro dia. Entendo que isso se chama ‘criar cargo da noite pro dia’. Vai ler o projeto hoje e votar hoje, e pronto?”. Marildo ainda chamou a atenção dos aliados do governo: “Para de dar o mandato de vocês na mão de prefeito, porque ele usa o voto de vocês na câmara até a hora que serve, depois vai meter o pé na bunda de vocês”.

Val Grana rebateu alegação de Bacana de que nova secretaria não terá criação de cargos (FOTO: Câmara de Pederneiras/Reprodução)

Quanto à criação de novos cargos, Bacana negou. “Os funcionários são os mesmos, não se tá criando, vai se aproveitar a própria estrutura que tem hoje. Vamos usar a dotação que está no Meio Ambiente pro Bem-Estar Animal. É isso, simples assim”, garantiu. Mas o vereador Val Grana contestou: “Os cargos que estão aqui (no projeto de lei): diretor de proteção animal e coordenador de bem-estar animal eu não encontro na secretaria do Meio Ambiente. Então está se criando cargo, sim. São cargos novos que não existem hoje”.

O projeto volta à discussão para votação na sessão da câmara na próxima 2.a feira (13). Como o pedido de urgência foi aprovado na sessão anterior, as votações serão englobadas em uma só, sem necessidade de dois turnos. Nos bastidores do Legistivo a expectativa é de que apesar do adiamento e da pressão da oposição, o projeto será aprovado e a nova secretaria criada na estrutura da prefeitura de Pederneiras.

HORAH – Informação é tudo