CRISE NO HC – Diretores falam pela primeira vez sobre demissão de médico e dizem que não foi por causa de vídeos

• Ricardo Paoliello foi mandado embora depois de denunciar superlotação no Pronto Socorro do HC de Marília nas redes sociais

Em nova Nota de Esclarecimento divulgada nesta 4ª feira (7), a diretoria geral da Famema, superintendência do HC Famema e diretoria da Famar finalmente se manifestaram sobre a demissão do médico Ricardo Paoliello, dia 1. Como noticiou o HORAH, ele gravou vídeos denunciando superlotação e demora exaustiva para atendimento de pacientes no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas (HC) de Marília. No Facebook, disse que foi comunicado “por telefone”, que a demissão seria só o começo da perseguição que sofreria, mas que havia cumprido sua “obrigação como médico”.
“(…) a fala do médico no vídeo evidencia mais uma discussão política partidária do que, de fato, uma luta pelos direitos dos usuários (do SUS no HC)”, afirma a nota da instituição, ressalvando que “admira profissionais que não se calam e que defendem a sociedade”. A nota também observa que é “dever ético a preservação da imagem e integridade dos pacientes, acompanhantes e profissionais” mostrados nos vídeos feitos pelo médico Ricardo e que os problemas apontados deveriam ser “reportados aos órgãos competentes” – e, ainda que subliminarmente, não expostos publicamente.

MOTIVO – Por fim, os dirigentes da instituição garantem “que a demissão do profissional não se deve isoladamente ao ato da publicação do vídeo”, mas que “não se manifestará publicamente a respeito dos outros fatores, considerando principalmente a preservação da imagem do ex-funcionário”. E mais: que “o médico foi informado previamente” da demissão, mas compareceu ao plantão mesmo com outro profissional escalado para substituí-lo – justificando, assim, o contato telefônico de um diretor com o Dr. Ricardo.
A nota é assinada pelo diretor presidente da Famar (fundação pela qual o médico estava contratado), Igor Bienert; pela superintendente do HC Famema, Paloma Nunes; e pelo diretor geral da Famema, Valdeir de Queiroz. Eles ainda garantiram que Ricardo Paoliello teve a demissão decidida “de maneira colegiada” pelas instituições que representam.

(FOTO: Redes sociais/Reprodução – Médico foi demitido após denunciar, em vídeo, superlotação no HC de Marília)

HORAH
Você sabe tudo