Crise – SEM ÁGUA, GARÇA ESTÁ EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E PREFEITURA DISTRIBUI BALDES DE ÁGUA

Falta de água gera crise do serviço de abastecimento em Garça (Foto: Reprodução Web)

Garça está em situação de emergência devido uma crise hídrica histórica no município. A situação é tão drástica que a prefeitura divulgou que distribuirá água em baldes nas 22 escolas municipais, com limite máximo de dois baldes por pessoa.

Conforme a gestão municipal, as altas temperaturas estão gerando um enorme consumo de água pela população e a baixa demanda de captação provocou o colapso no serviço de fornecimento.

Conforme a Prefeitura de Garça, a ETA (Estação de Tratamento de Água) – trata em média 10 milhões de litros por dia. “Esta quantidade, juntamente com a água em nossos reservatórios, é suficiente para atender a demanda da cidade por apenas um dia de consumo normal. Porém, nos últimos dias toda a população chegou a consumir 13 milhões de litros dia. Devido a esta diferença o SAAE não está conseguindo atender toda a cidade”, informou a Prefeitura.

Para se defender das críticas, a prefeitura emitiu uma nota justificando que os investimentos foram feitos nos últimos três anos.

“Além da recuperação do principal reservatório de quatro milhões e 800 mil litros, a capacidade reservar água foi aumentada com novos quatro reservatórios e a substituição da rede distribuidora de água, que geraram uma redução no vazamento de água tratada em mais de 20%”, notificou.

Para tentar solucionar o problema enfrentado pela população, a prefeitura realizará a perfuração de um poço profundo nos próximos dias. “A tramitação do processo está em fase final”, finalizou a nota.

Ações emergenciais

Desde domingo caminhões pipas estão sendo direcionados para os bairros mais altos da cidade, como Morada do Sol, Jardim Brasil, Jardim Imperador, entre outros.

Até às 16 horas desta segunda-feira (5), as 22 unidades escolares municipais, localizadas dentro da área urbana da cidade, estarão fornecendo água de forma emergencial aos moradores, com limite máximo de dois baldes por pessoa.

“O SAAE solicita: economize água, não desperdice use somente o essencial, não lave calçada, carros, quintais, molhe as plantas com regador”, orientou o órgão.

Horah – Você bem informado