De graça – ASSOCIAÇÃO COMERCIAL VAI TIRAR DÚVIDAS SOBRE ‘CADASTRO POSITIVO’

Sueli Camargo, gerente da Acij (FOTO: HoraH)

O Cadastro Positivo será tema de palestra na sede da Associação Comercial e Industrial de Jaú (ACIJ) no dia 17, 19h, para tirar dúvidas de comerciantes, empresários e funcionários do setor de crediário das empresas. “Pensando no atendimento aos consumidores, nos empresários e comerciantes que ainda têm dúvidas sobre o Cadastro Positivo, estamos trazendo uma pessoa de São Paulo para explicar como ele funciona e quais informações devem ser repassadas às empresas e consumidores”, disse a gerente da ACIJ, Sueli Camargo. E o melhor, será tudo gratuito.

Sueli falou que o Cadastro Positivo “veio para agregar valor ao crediário”, porque antes “só era visto a parte ruim do consumidor, mas hoje a gente enxerga a parte boa, do bom pagador”. A pessoa que sempre comprou e pagou em dia será amplamente beneficiada e poderá ter acesso a crédito mais barato. “A palestra vai tirar dúvidas de todos, por isso estamos convidando comerciantes e funcionários de lojas, principalmente do crediário, para participar. Como as vagas são limitadas, é preciso ligar na ACIJ confirmando presença pelo telefone 3622-2543”, observou Sueli.

Walter Ihoshi foi o relator do projeto que deu origem à lei do Cadastro Positivo: “só benefícios” (FOTO: Divulgação)

COMO É – Relator do projeto que deu origem à lei do Cadastro Positivo, o ex-deputado federal Walter Ihoshi, atual presidente da Junta Comercial do Estado de SP (Jucesp), falou ao HORAH que “o bom pagador poderá ter acesso a um crédito mais barato”. Diferente do que ocorria antes, agora todos os consumidores vão para o Cadastro Positivo, mas se quiserem podem pedir para sair.

“Lá no Cadastro Positivo terá a pontuação desse consumidor. Se o histórico de pagamento dele for bom, ele terá vantagens porque os bancos e o sistema financeiro como um todo vão competir por ele”, explicou Ihoshi. Vai contar para isso o cadastro bancário dele, todo o crédito tomado ao longo do tempo, bem como contas de luz, telefone etc. “Vamos ter acesso ao pequeno consumidor, inclusive aquele que não tem conta bancária e que integra um grande contingente populacional. O comerciante vai consultar o banco de dados pelo SCPC, pela Boa Vista ou Serasa e verificar informações de crédito desse consumidor. De posse da pontuação dele, poderá avaliar quanto disponibilizar de crédito para ele”, acrescentou.

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