DE MAL A PIOR – TCE encontra irregularidades, abandono e até marimbondo e cobra em creches

15 creches em 12 cidades foram vistoriadas por fiscais do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Regional Bauru, no fim de setembro. O relatório saiu agora e apontou diversas irregularidades. Entre as mais graves, caixa de marimbondos na entrada de creche em Jaú, mesmo local onde o Corpo de Bombeiros capturou uma cobra cascavel entre brinquedos usados pelas crianças, meses atrás.

“A creche tinha mato alto, sujeira, situação de abandono”, resumiu José Nardone, diretor do TCE Bauru. A Prefeitura foi notificada para resolver os problemas em 30 dias e informou que não medirá esforços para “zelar pela segurança (das crianças) e qualidade dos serviços prestados”. As creches fiscalizadas ficam em Jaú, Bauru, Bariri, Borebi, Espírito Santo do Turvo, Igaraçu do Tietê, Lençóis Paulista, Mineiros do Tietê, Paulistânia, Pederneiras, Reginópolis e São Manuel.
Dentre os problemas mais comuns estão brinquedos quebrados ou enferrujados, falta de alvará da Vigilância Sanitária ou do Auto de Vistoria dos Bombeiros, fiação elétrica exposta, falta de ou extintor vencido, problemas de higiene e conservação de produtos da merenda etc. “Ficou muito aquém da qualidade do serviço esperado”, concluiu Nardone.

(FOTOS: TCE/Divulgação – Cascavel entre brinquedos e marimbondo na entrada de creche de Jaú: de mal a pior)

HORAH
Você sabe das coisas