De novo, prefeitura é flagrada colocando fogo em galhos recolhidos na cidade

Caminhões da prefeitura de Jaú são flagrados em meio a queimadas, em área de descarte irregular de galhos bem perto de bairro residencial: "crime ambiental", diz vereador (FOTO: Mateus Turini/Reprodução)

Dois flagrantes em dois dias seguidos de descarte irregular de galhos recolhidos na cidade foram feitos em Jaú, no mesmo local e com emprego de queimadas para consumir o material. O vereador Mateus Turini já havia filmado essa mesma situação na 2.a feira (3), acionou a PM e a Polícia Ambiental, fez representação ao Ministério Público (MP), comentou o assunto na tribuna da Câmara Municipal e, no dia seguinte, voltou ao local e flagrou tudo de novo.

Pelo 2.o dia seguido, vereador Mateus Turini fez o flagrante no local, desta vez acompanhado do também vereador Borgo (FOTO: Reprodução vídeo/Mateus Turini)
Caminhão da secretaria da Mobilidade Urbana usado no transporte de galhos até o local (FOTO: Reprodução)
Queimadas no local produzem fumaça o dia todo, poluindo o ar e causando problemas de saúde na população (FOTO: Reprodução)

Desta vez, Mateus foi ao local acompanhado do também vereador José Carlos Borgo, filmou novamente e prometeu anexar o flagrante às primeiras denúncias. “O prefeito não aprende”, lamentou, depois de contar cinco caminhões da prefeitura e de uma empresa terceirizada contratada para o serviço do cata-galhos na área, que fica na Zona Leste, próximo ao Jardim Jorge Atalla e não distante do único shopping da cidade.

“Isso mostra que o prefeito Jorginho (como ele chama Jorge Ivan Cassaro, o chefe do Executivo) não está nem aí, que a Secretaria do Meio Ambiente não está nem aí. Fogo e fumaça para poluir o ar que respiramos e para produzir sujeira e doenças para a população. E isso acontece quando a secretaria acaba de lançar a campanha ‘Onde há fumaça, há fogo’!” – comentou o vereador, que falou em crime ambiental e dano ao erário. “Estão queimando seu dinheiro” – diz ele, a quem assiste o vídeo gravado no local.

Mateus também fez referências ao secretário do Meio Ambiente Giovani Fabrício. “Parabéns, secretário! Vamos lembrar que ele é concursado na prefeitura como fiscal ambiental. Rasgue seu diploma de concursado, rasgue seu diploma de tecnólogo em meio ambiente. Isso é uma vergonha!” – acrescentou.

Segundo Mateus, o local do descarte de galhos já virou “um lixão a céu aberto, misturado com entulho de todo tipo, inclusive sacos plásticos”. E que na 3.a feira pela manhã a secretaria “segurou os caminhões, porque foi avisada que eu estava no local, mas depois eles vieram à tarde, achando que eu não voltaria”. Conforme mostrou ao HORAH, o vereador já passou o caso para as mãos do promotor do meio ambiente de Jaú e aguarda providências.

HORAH – Informação é tudo