Tão logo HORAH postou matéria sobre o persistente vazamento de esgoto em condomínio residencial, que se arrastava desde antes das festas de final de ano, a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Marília enviou nota afirmando que o problema estava solucionado. A foto enviada pela assessoria de imprensa deixa claro que o serviço havia acabado de ser feito, porque o asfalto ainda estava molhado.
“A RIC Ambiental informa que os reparos emergenciais no sistema de esgoto do Condomínio Pedra Verde, na região da av. das Esmeraldas, foram concluídos”, diz a nota encaminhada ao HORAH. “A nova bomba elevatória foi instalada com sucesso, restabelecendo o funcionamento adequado do sistema”, conclui, visto que o esgoto vazava pelas ruas do condomínio em grande volume, exalando forte mau cheiro, situação que perdurava desde antes da virada do ano.
O problema só não foi equacionado antes, segundo a própria concessionária, porque não havia bomba disponível e uma nova havia sido encomendada. Em resposta a questionamento da reportagem, a assessoria de imprensa da empresa informou que o serviço foi “definitivo” e não apenas emergencial, e que “o entupimento foi detectado em poço de visita próximo ao condomínio”, sendo que agora a equipe técnica “conseguiu fazer a desobstrução, normalizando o funcionamento do sistema”.
Apesar do anúncio do reparo, HORAH confirmou com fontes dentro da administração que a concessão do DAEM à RIC Ambiental deverá ser revogada ainda nesta semana, para posterior discussão na Justiça. O novo governo entende que o valor obtido pela concessão está abaixo da realidade e a forma do pagamento, em 80 vezes, não beneficiou a população nem ajudará a revitalizar os sistemas de abastecimento de água e esgoto da cidade.
HORAH – Informação é tudo