Dependentes do calçado, Jaú, Birigui e Franca pedem socorro ao governo

Deputada Delegada Graciela tomou a frente das negociações do setor calçadista com o secretário Samuel Kinoshita (FOTO: Divulgação)

Segunda-feira (22) foi dia dos representantes das cidades de Jaú, Birigui e Franca pedirem socorro para o setor calçadista, importante segmento econômico nestas cidades. Acompanhados do presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, os prefeitos Jorge Cassaro (Jaú), Alexandre Ferreira (Franca) e Leandro Maffeis (Birigui) solicitaram medidas de apoio às empresas “que estão sofrendo com a concorrência desleal”. Jaú é reconhecida como Capital Estadual do Calçado Feminino, Birigui é referência no calçado infantil e Franca, no masculino.

O encontro foi promovido pela deputada estadual Delegada Graciela (PL), ocasião em que foi apresentado estudo do cenário atual do setor e pedidos para dar mais competitividade às empresas paulistas. “A indústria calçadista foi destruída nos últimos 20 anos. Não estamos suportando a guerra fiscal. Defendemos a isonomia tributária”, pontuou Giuliano Gera, do SindiFranca.

Dentre as outras medidas estão o combate à pirataria e ao mercado informal de trabalho, linhas de crédito para atualização das indústrias e programas para qualificar mão de obra para o setor. A deputada Delegada Graciela disse que há 20 anos encaminha demandas do setor, “e só agora conseguimos ser ouvidos pelo governo”. A esperança dela é que o governador Tarcísio de Freitas “atenderá os pedidos de incentivo, porque as empresas não aguentam mais”.

O secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Samuel Kinoshita, garantiu que o governo “já está desenvolvendo estudos para melhorar o aproveitamento dos créditos tributários”, que irá “facilitar a transferência e tornar mais rápidos os processos de reconhecimento do crédito”, e que terá ações “para simplificar a vida do contribuinte e incentivar a geração de negócios”.

HORAH – Informação é tudo