Deputada Dani Alonso pede aumento de 40% nos recursos para Santas Casas já em 2024

Dani Alonso é integrante da Comissão de Saúde da Alesp (FOTO: Divulgação)

Requerimento da deputada mariliense Dani Alonso (PL) apresentado na Assembleia Legislativa de SP (Alesp) pretende ampliar os recursos destinados às Santas Casas e Hospital Filantrópicos em até 40%, já para o exercício financeiro de 2024. O aporte se destina ao programa Mais Santas Casas, hoje com orçamento anual em torno de R$ 1,250 bilhão e que beneficia diretamente 210 entidades habilitadas.

“Isso contribuirá para fortalecer essas instituições, que desempenham um papel fundamental no sistema de saúde”, disse a parlamentar, que é membro titular da Comissão de Saúde da Alesp. Com a elevação na transferência dos recursos, o programa de apoio a esses hospitais chegaria à casa de R$ 1,750 bilhão por ano, contribuindo para a manutenção da infraestrutura e qualidade nos atendimentos à população.

Segundo a Federal das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado (Fehosp), essas instituições são responsáveis por mais de 60% dos atendimentos de média e alta complexidade oferecidos pelo SUS, cuja tabela de remuneração de serviços está defasada há décadas. O que os hospitais recebem não é suficiente para manter o trabalho oferecido, motivo pelo qual parte deles está sob intervenção e a maioria sobrevivendo com dificuldades.

HORAH – Informação é tudo