Vice-líder do PL na Assembleia Legislativa, a deputada Dani Alonso apresentou Indicação ao governo do Estado para implantar o Serviço de Acolhimento Terapêutico Residencial em Marília, para acolher e tratar pessoas em vulnerabilidade por causa do uso de drogas, e que se encontram em situação de rua. São as chamadas Casas Terapêuticas, parte do Programa Recomeço da secretaria estadual de Desenvolvimento Social.
Em nota, a assessoria informou que a deputada destaca “a necessidade de medidas para criar um ambiente de recuperação para essas pessoas, com base em uma solicitação da prefeitura de Marília”, e que as Casas Terapêuticas têm “alcançado excelentes resultados, com uma taxa de recuperação de 95% entre os acolhidos”.
O programa é dividido em quatro fases e disponibilizado em três modelos de Casas Terapêuticas: a Casa Acolher, a Despertar e a Transformar, com período de intervenção que varia de 15 a 24 meses. Além de tratar a pessoa, o programa ajuda a reintegra-la à sociedade, inclusive com emprego para obtenção de renda e moradia.
“Marília já possui acesso às vagas gratuitas do Programa Recomeço para a internação voluntária em comunidades terapêuticas credenciadas, mas a deputada ressalta a importância de ampliar as políticas públicas para resgatar as pessoas em situação de rua e reintegrá-las a suas famílias”, conclui a nota da assessoria.
HORAH – Informação é tudo