Deputado Capitão Augusto quer a volta do uso de animais em circos; VEJA

Capitão Augusto, reeleito nas últimas eleições, agora às voltas com mais um projeto polêmico (FOTO: Marcele Tonelli/JCNet - Reprodução)

Depois dos rodeios, agora o deputado federal Capitão Augusto (PL) está propondo mais um projeto polêmico: ele quer a volta do uso de animais em circos, alegando que se por um lado a proibição total seja bem intencionada, por outro acabou com uma tradição histórica. Segundo o deputado, genro do ex-prefeito de Marília Daniel Alongo (PL), “o problema principal não é a presença de animais (nos circos), mas sim os maus tratos”.

Capitão Augusto diz que o projeto dele propõe uma regulamentação responsável da atividade, “garantindo que os circos que tratem adequadamente seus animais possam utilizá-los em espetáculos”. Para ele, se trata de garantir “a liberdade cultural e econômica dos circos”, observando que essa é uma prática permitida em vários outros países, como Estados Unidos.

A proposta do deputado, cujas bases eleitorais estão em cidades como Bauru, Marília e Ourinhos, está sendo duramente criticada por ativistas da causa animal, que pedem uma grande mobilização contrária, entendendo se tratar de um retrocesso. Ativista e vereadora em Sorocaba, Jussara Fernandes diz que “é impossível imaginar que um animal confinado, submetido a treinamentos duros e violência para ser domado, não sofra maus tratos”.

HORAH – Informação é tudo