O governo Tarcísio de Freitas prepara um pacote com nada mais nada menos do que 649 novos radares de controle de velocidade que vão ser instalados em 150 rodovias paulistas, inclusive na região. O processo de licitação deve ser concluído até o final de setembro; depois serão mais 90 dias para a instalação e aferição dos equipamentos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
A pretensão do governo é reduzir os acidentes nas estradas paulistas entre 25% a 40% com os novos radares, que foram divididos em 14 lotes de licitação; as três melhores propostas para cada um deles já foram publicadas no Diário Oficial do Estado; os contratos serão por 5 anos. O valor arrecadado com as multas por excesso de velocidade vão para os cofres do Estado.
O governo deve investir R$ 202 milhões com o novo serviço, que inclui os aparelhos, obras estruturais e sinalização do controle de velocidade. Os radares vão multar inclusive motoristas que usarem acostamentos para fugir da fiscalização eletrônica e também vão fazer a leitura automática de placas e a contagem dos veículos que passam em cada estrada. Segundo o Estado, as estradas do DER têm no máximo 4 radares de velocidade em funcionamento, visto que os contratos venceram em 2020 e não houve novos investimentos.
Haverá radares novos em diversas localidades, entre as quais em Piracicaba, Botucatu, São Manuel, Lençóis Paulista, Macatuba e Pederneiras na SP 261; Ourinhos, Ibitinga, Itápolis, Itaju (dois) e Bariri (4 novos equipamentos); além de Jaú, na SP 304, e Garça, região de Marília.
HORAH – Informação é tudo