Devagar – DECRETO DE REABERTURA SAI HOJE; ENTIDADES DIVULGAM COMUNICADO

Comércio volta a fechar as portas após região de Jaú ser novamente rebaixada à fase Vermelha do Plano SP (FOTO: Ricardo Grossi/HoraH)

Somente nesta 2ª feira, 1º de junho, a Prefeitura de Jaú publicará decreto determinando novas restrições para a retomada do funcionamento do comércio com atendimento presencial ao público. Divulgada no site oficial da Prefeitura no sábado, 30/5, mas datada do dia anterior, a Nota Oficial adianta que haverá “horário reduzido e com rígido protocolo sanitário”, por causa da pandemia do coronavírus.

Restaurantes, lanchonetes, bares e similares, além de salões de estética e beleza, “continuarão com as restrições atuais” – como faltam informações conclusivas, tudo indica que ainda não estarão na 1ª fase dessa reabertura. Ponderando que “a situação exige cautela e será avaliada diariamente”, a nota destaca que “novas flexibilizações ou restrições dependerão diretamente do resultado” da primeira experiência, que será a reabertura do comércio de rua.

Apesar de reuniões na 5.a feira (28) à tarde e na 6.a feira, quase que o dia todo, o prefeito Rafael Agostini não decidiu nada e deve publicar decreto somente nesta 2.a feira (1//6): devagar (FOTO: Reprodução Facebook)

ENTIDADES – Maiores informações vieram com comunicado conjunto divulgado pelas entidades do comércio – Acij, Sincomércio e CDL, que já tinham elaborado plano de retomada do setor. As lojas de varejo reabrem apenas a partir da 3ª feira, 2 de junho, com funcionamento das 10h às 16h e até 40% da capacidade máxima de cada estabelecimento – ou de um cliente/m2. O shopping vai funcionar das 14h às 20h e o Território do Calçado, das 10h às 16h.

As regras vão valer somente de 2ª a 6ª feira; aos sábados e domingos ficam fechados e até as vendas em drive-thru e recebimentos de carnês ficam suspensas para garantir o isolamento social nos finais de semana. O horário limitado de atendimento presencial foi justificado pela necessidade de evitar aglomerações no transporte público e estabelecimentos. Empresários são orientados a evitar promoções e a obrigar uso de máscaras e garantir a higienização do ambiente e equipamentos de uso comum.

NÚMEROS – O último boletim epidemiológico divulgado pela Saúde municipal, na 6.a feira (29), indicava 200 casos confirmados de Covid-19 em Jaú (aumento superior a 400% em menos de um mês), 6 óbitos locais e 9 de pacientes da região, 24 suspeitos no aguardo de resultado de exames, 142 curados e 443 casos descartados. Aos sábados e domingos não há atualização dos números.

Prefeitura divulgou Nota Oficial no site para informar que decreto municipal sai somente nesta 2.a feira, quando todos já esperavam poder reabrir o comércio (FOTO: Reprodução)

HORAH – Você sabe das coisas