Dia antirracismo? – HOMEM NEGRO É ESPANCADO ATÉ A MORTE POR SEGURANÇAS DE SUPERMERCADO

Homem foi imobilizado por seguranças e, enquanto um o segurava o outro o agredia violentamente: morte (FOTO: Reprodução ZH)

CRIME BRUTAL FOI REGISTRADO POR CÂMERAS DE MONITORAMENTO EM PORTO ALEGRE, RS

Não podia ser pior comemorar o Dia da Consciência Negra nesta 6ª feira (20), após homem negro de 40 anos ter sido espancado até a morte por dois seguranças de supermercado Carrefour em Porto Alegre, RS, no final da noite de ontem (19). João Alberto Silveira Freitas teria discutido com a moça do caixa e saído; no estacionamento, foi abordado pelos seguranças e, enquanto um o segurou, o outro passou a surra-lo violentamente.

Tudo foi gravado por câmeras de monitoramento da própria loja, inclusive a tentativa de socorristas de salvarem a vida do homem, popularmente chamado de Beto. Assustadoras, as imagens estão nas redes sociais. As manifestações de protesto reagem também nas redes, onde está sendo marcado protesto para hoje na porta do supermercado.

REAÇÃO POLÍTICA – O caso foi tão brutal que os dois candidatos à Prefeitura de Porto Alegre se manifestaram também. “Sei que já há pedido de investigação sendo feito por parlamentares e pela bancada antirracista recém eleita, mas as imagens dizem tudo”, reagiu Manuela d’Ávila (PCdoB). “Justamente no dia nacional de luta contra o racismo. Medidas rigorosas devem ser tomadas, e imediatamente”, disse Sebastião Melo (MDB).

CARREFOUR – Por meio de nota o Carrefour definiu a morte como ‘brutal’, informou o rompimento do contrato com a empresa de segurança do supermercado e a demissão do funcionário responsável pela loja na hora dos fatos. “Em respeito à vítima, a loja será fechada (porém, não disse por quanto tempo). Entraremos em contato com a família para dar o suporte necessário”, acrescentou.

HORAH – Você sabe das coisas