As unidades de saúde do Santa Antonieta, Chico Mendes, Nova Marília, São Judas, Alto Cafezal e Maracá vão ficar abertas até 13h deste sábado 7 para o Dia D de Multivacinação em Marília, seguindo campanha nacional que já aconteceu no dia 30/9. O objetivo é conscientizar pais e responsáveis a imunizar seus filhos para doenças graves, visto que “apenas 60% das crianças e adolescentes da cidade estão protegidas e 44 mil precisam atualizar a caderneta de vacinação”.
A informação é da diretoria de comunicação da Prefeitura de Marília. Sábado passado, das 44 mil crianças e adolescentes esperadas para vacinar, s´~o 1.854 menores de 15 anos de idade compareceram. “A vacinação noturna durante a semana, de terça a quinta-feira até 21h, também não está atraindo muitos interessados”, enfatiza a comunicação, para reforçar a importância de mais essa etapa do Dia D de Multivacinação que ocorre hoje.
Entre as vacinas disponíveis está a da poliomielite (paralisia infantil), erradicada do país em 1994, mas com registro de novos casos recentemente. A doença costuma atingir crianças abaixo dos 4 anos e, quando na forma grave, pode deixar sequelas permanentes, como paralisia dos membros, insuficiência respiratória e, em alguns casos, até morte.
HORAH – Informação é tudo