DIG DETÉM FARMACÊUTICA QUE OFERECIA TESTES DA COVID EM GRUPO DE WHATSAPP

Foto: Divulgação/Polícia Civil

ELA FOI FLAGRADA EM CASA, EM LINS, COM TESTES, REAGENTE E AGULHAS

Uma farmacêutica que estaria realizando testes da Covid-19 em casa, sem autorização da Saúde, foi detida pela DIG de Lins nessa 5ª feira (8). Ouvida em depoimento, ela foi liberada para responder a inquérito por infração de medida sanitária preventiva – artigo 268 do Código Penal, com pena de 1 mês a 1 ano e multa; por se tratar de farmacêutica, pena é aumentada em um terço.

Os policiais chegaram à casa da mulher na companhia dos fiscais da Vigilância Sanitária de Lins, após recebimento de denúncia. O nome da indiciada não foi divulgado; apenas que ela tem 35 anos de idade. Segundo o B.O., havia testes para Covid lacrados em cima da mesa da sala, onde também estavam agulhas, reagente e guardanapos de papel.

Material apreendido na casa da farmacêutica, inclusive o celular dela (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Flagrada nessa situação, a farmacêutica disse à polícia que uma pessoa da família havia adquirido os testes de um laboratório, que ‘ganhou alguns’ e resolveu anunciar a aplicação dos mesmos em grupo de WhatsApp – cobrava R$ 70 por teste e a aplicação tanto podia ser na casa dela como na casa do interessado.

A profissional admitiu ao delegado Wanderley Santos que sabia que a prática era irregular, pois tais testes só põem ser realizados em hospitais, clínicas ou farmácias devidamente credenciados. Além do material encontrado na casa, o celular dela também foi apreendido para perícia. O delegado lembrou o risco que eventuais testes clandestinos podem trazer à saúde pública.

HORAH – Informação é tudo