Diocese de Jaú é oficialmente criada e bispo anunciado na presença de padres e fiéis

Bispo de São Carlos em meio aos religiosos da nova Diocese (FOTO: Divulgação)

A 4.a feira 26 foi de comemoração na Matriz NS do Patrocínio de Jaú, agora sede da nova Diocese criada pelo Papa Francisco e transformada em Catedral. Missa em ação de graças foi celebrada para marcar também o anúncio do primeiro bispo da Diocese de Jaú, Dom Francisco Carlos da Silva, que vem de Lins. Dezenas de padres, diáconos, seminaristas e religiosas acompanharam as celebrações que também lotaram a Matriz com fiéis católicos.

Na homilia, o Bispo de São Carlos Dom Luiz Carlos Dias destacou a importância de São José como patrono da nova diocese: “Roguemos a São José que possa acompanhar essa igreja nascente como acompanhou o Menino Jesus em seu crescimento, e que cresça assim virtuosa na fé e dedicação em sua missão com fidelidade, esperança e humildade”, disse. A missa votiva a São José marcou o início oficial da nova diocese, desmembrada de São Carlos.

O clero da Diocese de Jaú é composto por 67 padres e 17 diáconos permanentes, 47 paróquias distribuídas em 15 municípios, totalizando pouco mais de 434 mil habitantes. A extensão territorial da diocese é de 6 mil km2. A sede é a Matriz do Patrocínio, que agora passa a ser a Catedral Diocesana, segundo as informações distribuídas à imprensa pelo padre Anderson Cardoso, agora assessor de comunicação da Diocese.

BISPO – Dom Francisco, o primeiro bispo de Jaú, tem 69 anos, é natural de Tabatinga e foi ordenado presbítero em 1982, e bispo em 2007, em Borborema, todas cidades na região. Ele estreou o bispado em Ituiutaba-MG e em 2015 foi nomeado como oitavo bispo da Diocese de Lins, onde permaneceu até ser transferido para Jaú. Antes, atuou também como primeiro suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB.

Missa em ação de graças marcou o início das atividades da Diocese (FOTO: Divulgação)

HORAH – Informação é tudo