Dois jovens suspeitos de incentivar crimes virtuais são alvo de operação policial em Bauru

Um dos jovens enquanto era conduzido ao DEIC Bauru, na operação realizada nesta 3.a feira 15 (FOTO: DEIC/Divulgação)

Um deles, com 18 anos, foi preso, enquanto o outro, de 17, foi apreendido; entre os crimes suspeitos estão homicídio, ingestão de partes de corpos de animais e automutilação de adolescentes pelo aplicativo Discord

Dois rapazes de 18 e 17 anos de idade foram preso e apreendido, respectivamente, suspeitos de incentivar crimes de homicídio por meios virtuais, ingestão de partes de corpos de animais e até de automutilação de adolescentes. Eles são de Bauru e estavam na mira da Polícia Civil, que fez na cidade operação contra crimes virtuais no aplicativo Discord, bastante popular entre os jovens. A operação foi de abrangência nacional, com ações em diversas cidades.

O jovem de 18 anos, portanto imputável criminalmente, foi indiciado na Operação Adolescência Segura por instigar até homicídios. Uma das vítimas dele foi localizada no RJ. Segundo a polícia, as investigações começaram bem antes e contaram com apoio de órgãos internacionais, sendo dois deles americanos. Os envolvidos também são acusados de armazenamento e divulgação de pornografia infantil, maus-tratos a animais, apologia ao nazismo e outros crimes de ódio.

Participaram da operação desta 3.a feira 15 policiais de SP, SC, GO, MT, RJ, PR e MG. O DEIC Bauru informou que nessa fase da operação foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, sendo um deles em Bauru, seis mandados de internação provisória de menores infratores (um deles também em Bauru) e 22 de busca e apreensão. Pessoas que participam ativamente dos servidores do Discord como ‘oradores’ nas vídeo-chamadas feitas na plataforma, também são investigadas.

Em Bauru, o jovem de 18 anos será transferido para a cadeia pública de Avaí, na região, e o adolescente de 17 anos será internado provisoriamente, mediante autorização da Vara da Infância e da Juventude. Ambos tiveram seus celulares e computadores pessoais apreendidos pelos policiais durante a operação de hoje.

(c/ informações JCNet Bauru)

HORAH – Informação é tudo