Dois são presos em Jaú e Barra Bonita por roubo, falsificação e venda de agrotóxicos ilícitos

Operação Poison apreendeu grande quantidade de agrotóxicos e prendeu dois criminosos (FOTO: Divulgação)

Dois homens foram presos em flagrante esta semana durante nova etapa da Operação Poison, realizada pela DIG Jaú com apoio da DISE e da Polícia Civil de Barra Bonita contra os crimes de roubo, receptação, falsificação e comércio ilegal de defensivos agrícolas e agrotóxicos. Os policiais também apreenderam grande quantidade de produtos ilícitos ou roubados em posse dos dois, que agora aguardam audiência de custódia.

V.O.V., 61 anos, e S.A.Z., de 56, foram apontados como responsáveis pelos crimes durante as investigações iniciadas em setembro de 2023, sendo que o primeiro é de Jaú e o outro, de Barra Bonita. Mandados de busca foram cumpridos contra os dois. Em propriedade rural de Jaú, V.O.V. foi flagrado com 11 galões de agrotóxico desviado de uma empresa de Barra Bonita; no local também havia cadernos com anotações indicando a venda dos produtos; em um barracão na propriedade, os policiais encontraram galões de defensivos de várias marcas, todos de origem ilícita; e em posse do acusado, duas armas de fogo.

Em Barra Bonita, na residência de S.A.Z., a polícia localizou um verdadeiro laboratório com equipamentos para falsificar defensivos agrícolas e agrotóxicos; no local, também foram apreendidos galões de agrotóxicos de origem ilícita e anabolizante importado que não possui registro na Anvisa, a agência nacional de vigilância sanitária; e no carro usado por S., os policiais ainda localizaram porção bruta de maconha (a quantidade não foi informada).

As investigações da Operação Poison (tóxico, em grego) vão continuar. Segundo a DIG Jaú, há fortes indícios de que os dois homens presos façam parte de duas organizações criminosas: uma dedicada a roubar agrotóxicos em várias localidades, inclusive em cidades fora do estado, e a outra a vendê-los ilegalmente e falsificar as marcas mais conhecidas para revender para agricultores.

(c/ informações Redação HoraH e JCNet Bauru)

HORAH – Informação é tudo