Dois homens foram presos por incêndios criminosos neste fim de semana, um em Rio Preto e outro em Batatais, após instalação de força-tarefa do governo do estado para combater os focos de fogo e atender a população ameaçada, e da decretação de situação de emergência pelo governador Tarcísio de Freitas. O decreto tem validade de 180 dias para 45 municípios paulistas onde os incêndios ganharam proporções maiores.
O primeiro criminoso foi preso no sábado 24 e o outro, um mecânico de 42 anos, neste domingo. Com ele, a PM apreendeu um galão com gasolina, um isqueiro e o celular onde havia imagens de incêndios em matas e canaviais, enquanto ele comemorava o fogo. Foi uma denúncia anônima que levou os policiais ao criminoso, flagrado quando ateava fogo em uma área de mata próxima à região central de Batatais. Após ser interrogado pela polícia, ele foi transferido para o CDP de Franca.
A força-tarefa foi implantada após o governador sobrevoar o interior de SP e constatar a extensão do problema das queimadas, como nunca houve nos últimos 26 anos. Aparato médico e hospitalar está sendo disponibilizado para as regiões mais afetadas, além de brigadas de incêndio e até aeronaves, incluindo um avião KC-390 da FAB para combater focos de incêndio. Neste domingo, havia 21 focos ativos de fogo, inclusive nas cidades de Boa Esperança do Sul, na região de Jaú; Iacanga, região de Bauru; e Pompeia, região de Marília.
HORAH – Informação é tudo