DOM EDUARDO É EMPOSSADO COMO BISPO DIOCESANO DE OURINHOS

A Diocese de Ourinhos empossou neste sábado (3), o seu 2º Bispo Diocesano durante uma missa solene na Catedral Diocesana de Bom Jesus. (Foto: Divulgação)

A Diocese de Ourinhos empossou neste sábado (3), o seu 2º Bispo Diocesano durante uma missa solene na Catedral Diocesana de Bom Jesus, às 15h. A celebração foi transmitida pela TV Canção Nova e pelos canais da Diocese de Ourinhos no Youtube e no Facebook.

Nascido em 18 de março de 1965 em Bom Sucesso (PR), Dom Eduardo veio para São Paulo em 1988, quando ingressou na Congregação de Santa Cruz. (Foto: Divulgação)

Dom Eduardo foi nomeado Bispo da Diocese de Ourinhos pelo Papa Francisco em 19 de maio. Até então, ele exercia o ofício de Bispo Auxiliar de São Paulo, onde, entre diversas atribuições, foi Vigário Episcopal para a Região Sé.

A celebração contou com a presença de Bispos e Arcebispos da região, de São Paulo capital, cidades do estado de São Paulo, do estado do Amazonas e da cidade Feira de Santana da Bahia, bem como convidados de Dom Eduardo, padres-diáconos-religiosas-religiosos-seminaristas de toda a diocese, incluindo Bispo Emérito Dom Salvador Paruzzo e Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo.

Após a celebração, houve uma coletiva de imprensa, quando Dom Eduardo destacou o seu lema que é “Alegrai-vos sempre no Senhor“(Fl 4,4). “Sou feliz como pessoa, padre e bispo e é isso que eu vou transmitir, porque eu vivo no evangelho”, contou Dom Eduardo.

Biografia

Nascido em 18 de março de 1965 em Bom Sucesso (PR), Dom Eduardo veio para São Paulo em 1988, quando ingressou na Congregação de Santa Cruz, chegando a emitir os votos solenes e a receber a ordenação diaconal no mesmo instituto.

Em 15 de dezembro de 2000, foi ordenado presbítero e incardinado no clero da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, foi Pároco da paróquia São João Gualberto durante 7 anos. De 2008 a 2013, foi Vice-Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, da Arquidiocese de São Paulo, ao mesmo tempo, encarregado de acompanhar os diáconos permanentes da Arquidiocese.

De 2008 a 2014, desempenhou o cargo de Chanceler do Arcebispado de São Paulo. Em 2013 foi nomeado Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção e São Paulo Apóstolo (Sé).

Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo em 10 de dezembro de 2014, pelo Papa Francisco, recebendo a ordenação episcopal em 7 de fevereiro de 2015, na Catedral da Sé.

A Diocese

A Diocese de Ourinhos foi criada em 30 de dezembro de 1998 por São João Paulo II, tendo seu território composto por regiões desmembradas das dioceses de Assis e Itapeva, além da Arquidiocese de Botucatu. Seu primeiro bispo foi o italiano Dom Salvador Paruzzo, que permaneceu no cargo até a nomeação de Dom Eduardo.