Doria – RETOMADA GRADUAL E REGIONALIZADA DA ECONOMIA, SÓ DIA 11/5

Só dia 8/5 o governador João Doria deve detalhar o afrouxamento das medidas restritivas que ele impôs para o enfrentamento do coronavírus no Estado. A expectativa era que falasse nesta 4ª feira (22), mas ele se ateve a comentários sobre os resultados obtidos com os sucessivos decretos baixados, inclusive o que estendeu a quarentena até 10/5. Segundo Doria, a reabertura gradual da atividade econômica ocorrerá somente a partir do dia 11/5.

Tudo deverá ser feito por etapas, com autorizações específicas das autoridades médicas e sanitárias e por região do Estado. “Vamos levar em conta situações locais, regionais e setores que possam retomar a economia com as devidas medidas de proteção”, frisou. O governador não citou quais setores econômicos e estabelecimentos poderão voltar a funcionar em 11/5. Já o vice-governador Rodrigo Garcia falou que, apesar da quarentena que já dura um mês, 74% da atividade econômica do Estado não parou um dia sequer.

A relação dos 20 municípios que no último fim de semana prolongado pelo feriado de Tiradentes mantiveram mais do que 50% de isolamento social, não incluiu nenhuma cidade do centro-oeste paulista. Os gráficos locais, entretanto, indicam o contrário do que o Governo do Estado informou, criando mais uma vez disparidade de índices.

Secretária do Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen também falou sobre as futuras medidas na mesma solenidade, no Palácio dos Bandeirantes. Segundo ela, o governo vai monitorar os leitos disponíveis nos hospitais de cada região, “diariamente”, para saber como afrouxar as medidas restritivas.

HORAH – Você sabe das coisas