DUAS VARIANTES DO CORONAVÍRUS SÃO IDENTIFICADAS EM ARARAQUARA, DIZ PREFEITO

Edinho Silva fez live para anunciar as duas variantes do Coronavírus em Araraquara: alerta (FOTO: Reprodução)
  • CASOS AINDA PRECISAM SER CONFIRMADOS OFICIALMENTE; UMA CEPA É A BRITÂNICA E OUTRA, A AMAZONENSE

O anúncio foi feito pelo prefeito Edinho Silva, de Araraquara, a 76 km de Jaú: variantes do coronavírus de Manaus, AM, e do Reino Unido foram identificadas em pacientes com Covid-19 na cidade. O prefeito abordou o assunto em uma live na noite da 6ª feira (12). A identificação das cepas do vírus é atribuída ao Instituto de Medicina Tropical de SP, ligado à USP, tomando por base 16 amostras de pacientes de Araraquara.

Tudo terá de ser revisto pelo Instituto Adolfo Lutz para ser comprovado oficialmente e, só então, comunicado ao Governo do Estado. Mas Edinho Silva se antecipou e diz já ter falado extraoficialmente com o governador Doria, o secretário do Desenvolvimento Regional Marco Vinholi e o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. O objetivo foi alertar as autoridades.

De acordo com especialistas, a cepa britânica do coronavírus é de 50% a 70% mais contagiosa que a original e já foi detectada em seis áreas geográficas do mundo; a variante amazonense, identificada como SARS-CoV-2, já teria sido verificada em nove pessoas na região Norte do País ou de outras, que tiveram contato com portadores da Covid-19 no AM. Araraquara investigou novas variantes por causa do aumento de casos da doença na cidade nas últimas semanas e o perfil dos pacientes.

JAÚ – Essa aceleração nos números também levou as autoridades médicas de Jaú a pedir um inquérito epidemiológico na cidade. Nas últimas semanas houve média de mais de 7 óbitos/dia – ontem foram confirmadas mais 9 mortes e ainda há mais 6 sob suspeita, totalizando 15. Também ontem, Araraquara registrou 6 mortes, considerado recorde diário na cidade – mas ainda abaixo do que ocorre há dias em Jaú.

HORAH – Você bem informado