ELEITO PRESIDENTE DO TCE, DIMAS RAMALHO SERÁ EMPOSSADO EM FEVEREIRO; veja desafios

Ramalho, eleito novo presidente do TCE (FOTO: Divulgação/TCE-SP)

Ano que vem o Tribunal de Contas do Estado (TCE) terá a presidência do conselheiro Dimas Ramalho. Ele integra a Corte há 9 anos e foi eleito na 4ª feira (8). Ramalho teve voto de todos os conselheiros que fazem parte do Pleno e terá como vice o conselheiro Sidney Beraldo e, como corregedor, o também conselheiro Renato Costa.

Ramalho exercerá o 2º mandato à frente do TCE, pois já presidiu a Corte em 2016. A posse está marcada para fevereiro, substituindo a atual presidente, conselheira Cristiana de Castro Moraes. O TCE é órgão de controle externo das administrações públicas paulistas, inclusive prefeituras (exceto a de São Paulo).

Segundo o novo presidente, o desafio dessa vez é exercer esse controle no período pós-pandemia, visto que “as demandas da população mudaram e a gestão pública e o controle externo também precisam mudar”. Ele cita a revisão do planejamento estratégico e a nova lei de licitações.

Ramalho já foi deputado federal e estadual, teve a experiência de dirigir as secretarias de Habitação do estado e de Serviços Municipais na Capital; é formado em Direito no Largo São Francisco, o mais renomado do País, já integrou o Ministério Público estadual e foi promotor e procurador de Justiça; atualmente, é também professor de Direito.

HORAH – Informação é tudo