EM DECISÃO ARROJADA, PREFEITURA IMPÕE REGRAS PARA CIDADE NÃO PARAR NA FASE VERMELHA

Prefeita de Bauru Suéllen Rosim e o vice Orlando Dias na reunião que decidiu o decreto (FOTO: Divulgação)

COMÉRCIO, SHOPPINGS, RESTAURANTES E BARES PODEM ABRIR, MAS COM RESTRIÇÕES E APERTO NA FISCALIZAÇÃO, DETERMINA PREFEITA SUÉLLEN

A prefeita de Bauru surpreendeu ao divulgar o decreto com as regras para a fase Vermelha do Plano SP, com início nesta 2ª feira (25). Suéllen Rosim fez adaptações tanto para os chamados serviços essenciais quanto para os demais e manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras, álcool em gel e do respeito ao distanciamento social. A diferença em relação aos demais municípios da região na mesma fase é que a Prefeitura de Bauru permitiu que praticamente todos possam trabalhar.

Em todos os casos, a ocupação máxima permitida é de 30% da capacidade do estabelecimento. Não essenciais, como o comércio de rua, shoppings, salões e barbearias, restaurantes, lanchonetes e bares, o funcionamento será de 10 horas/dia, de 2ª a sábado, e nunca depois das 20h. O delivery e drive-thru podem seguir até 23h durante a semana e serão as únicas opções aos domingos, quando – aí, sim –, nada abre. As medidas vão valer até 7/2, quando o Estado anunciará nova classificação do Plano SP. Nesse período, serviços públicos municipais vão trabalhar normalmente, apenas com servidores dos grupos de risco em home office.

Suéllen justificou o posicionamento mais arrojado de Bauru frente à fase mais restritiva enfrentada pela região, dizendo que “a Prefeitura quer preservar a vida de todos e também manter de forma responsável as atividades econômicas e os empregos”. Mas se por um lado foi mais flexível do que Marília e Jaú, por exemplo, por outro já anunciou que vai endurecer a fiscalização e continuar “a luta por mais leitos hospitalares públicos”. Após reunião com assessores no domingo (24), ela decidiu: 1) Abrir chamamento público para credenciar hospitais privados que ofereçam leitos de enfermaria e de UTI; 2) Aumentar a oferta de ônibus nos horários de maior movimento para atenuar aglomerações; 3) Estreitar a parceria com a PM para combate a festas clandestinas e atividades ilícitas por meio da Atividade Delegada; 4) Ampliar o horário de atendimento na Ouvidoria Municipal para receber queixas, denúncias e sugestões.

COMO FICOU – Com base no decreto publicado ontem por Suéllen, a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento fica proibida das 20h às 6h de 2ª a 6ª e nos finais de semana; consumo em locais públicos continua proibido. Atividades físicas ao ar livre devem ser individuais e com respeito ao distanciamento social. Não podem funcionar nessa fase serviços de buffets, festas e eventos por causa da aglomeração. Zoológico, Bosque, Horto Florestal e Jardim Botânico estão com atividades suspensas nesse período.

HORAH – Jornalismo com Credibilidade