EM RUÍNAS, PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO ‘DANTE ALIGHIERI’ SERÁ RESTAURADO

Associação Cultural Dante Alighieri sempre foi referência da cultura italiana em Jaú (FOTO: Arquivo Histórico)

Diretores do Circolo Trentino Di Jahu e da Associação Cultural Ítalo-Brasileira Dante Alighieri anunciaram a restauração do prédio da entidade, atualmente em ruínas, na esquina das ruas Visconde do Rio Branco e Dr. João Leite, em Jaú. Fica em frente à Praça do Parquinho, região onde estão estão a Seccional de Polícia, a Cia da PM e a Santa Casa.

De arquitetura do início do século passado, o prédio é considerado “um dos mais antigos ícones da imigração italiana para a região de Jaú”, diz documento distribuído pelas duas entidades. Presidente do Circolo Trentino, o empresário Alcides Bernardi Jr falou que as obras de restauração do prédio tiveram início nessa 3.a feira (16) e “devem ficar prontas até o fim do ano”.

Não há ainda uma previsão de custo para a obra toda, mas ele será coberto “com recursos próprios” das entidades e doações da iniciativa privada. Após a restauração, “o prédio abrigará as sedes administrativas das duas entidades e se destinará a eventos culturais, além de promover e incentivar costumes e tradições da comunidade italiana e, especialmente, trentina do município”, destaca o documento.

Acima, em foto de Norberto Nicola, o abandono do prédio, hoje em ruínas; abaixo, a belíssima arquitetura que agora será restaurada.

HISTÓRIA – A Associação Cultural Dante Alighieri de Jaú foi oficialmente fundada em 14 de julho de 1919 e, portanto, completará 102 anos. Trata-se de homenagem ao primeiro e maior dos poetas da língua italiana, nascido em Florença em 1265. Dentre tantas obras, Dante escreveu A Divina Comédia, poema épico e teológico com foco medieval. Em Jaú, foi escolhido para homenagear a imigração italiana, que fez base para a formação e desenvolvimento do município.

HORAH – Você bem informado