O empresário do ramo sucroalcooleiro Alfredo Tonon, 91 anos, faleceu nesta 6.a feira (10) e será sepultado às 17h no Cemitério Municipal de Bocaina, a 22 km de Jaú, onde residia e deu origem aos negócios. Seu Alfredo deixa a filha Claudia Tonon Molonha, netos e bisnetos. Ele era acionista da Tonon Holding, mas estava afastado da administração há 10 anos por motivos de saúde.
Natural de Piracicaba, onde morou até os 10 anos, seu Alfredo veio com os pais para Jaú, onde adquiriram a antiga fazenda Coopersucar e, depois, a Santa Cândida, onde iniciaram um engenho para produção de pinga. Áreas vizinhas foram sendo compradas e anexadas à principal, ampliando os negócios.
O passo seguinte da família foi a produção de açúcar e, depois, de álcool, alavancada pelo programa governamental Proálcool. Com o tempo veio a Tonon Bioenergia, com unidades produtivas em Bocaina, Brotas e no mato Grosso do Sul, vendida posteriormente para outro grupo empresarial; ainda assim, a tonon manteve a propriedade das terras e passou a investir também na produção de soja.
(c/ informações Revista Etapa)
HORAH – Informação é tudo